Iniciativa desenvolvida há 17 anos pela ONG Parceiros Voluntários e certificada pela UNESCO teve sua metodologia revisada e desenvolvida para a experiência online
Qual a forma mais assertiva de mobilizar uma mudança positiva na sociedade? É quase unânime que através da educação e da formação da juventude, tanto com conhecimento quanto por valores, a transformação do mundo será possível. Consciente disso, a ONG Parceiros Voluntários em parceria com a comunidade escolar, criou em 2003 a Tecnologia Social Tribos nas Trilhas da Cidadania que proporciona aos estudantes de escolas públicas e privadas, dos ensinos fundamental e médio, a oportunidade de empreenderem com o objetivo de desenvolver e implantar soluções sociais.
Eles são desafiados a identificar em suas comunidades dilemas reais que precisam de resoluções práticas. Tudo isso na esteira das trilhas da Educação para a Paz, Meio Ambiente e Cultura. A ação promove, com chancela da UNESCO, uma postura de participação social, cidadã e empreendedora, conforme orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Neste ano, devido ao contexto de distanciamento social e vindo ao encontro do novo posicionamento da Parceiros Voluntários, de que as soluções devem ser cocriadas com a participação de todos os públicos de interesse, a metodologia foi revisada e desenvolvida para a experiência 100% online. Segundo José Alfredo Nahas, superintendente da Parceiros Voluntários, para a construção desta nova jornada foram chamados consultores com vivência em educação remota e inovação social, assim como educadores e alunos de todo o Brasil.
Hoje, Tribos nas Trilhas da Cidadania ampliou o seu conceito e se tornou uma comunidade em que conta com a participação de jovens e educadores de todo o território nacional, uma vez que Tribos acontece no Rio Grande do Sul desde 2003 e no ano passado esteve presente em Palmas (TO), Salvador (BA), Vitória (ES), Santa Bárbara do Oeste (SP) e São Paulo (SP). Neste ano, contando com o patrocínio do Facebook, Brinks, DLL e Ticket Log através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), teremos a realização, além das cidades do Rio Grande do Sul, nas cidades de Campo Grande (MS), Florianópolis (SC) e Recife (PE).
No Rio Grande do Sul a primeira edição, patrocinada pela empresa Brookfield Energia Renovável aconteceu na cidade de Vacaria. A capacitação dos professores aconteceu nos dias 03 e 05 de agosto, enquanto os 56 estudantes participantes receberam capacitação entre os dias 10 e 25 de agosto. A educadora Nilva Michelon destaca que a experiência foi acolhedora, afetiva, descontraída e renovadora. Enquanto isso, a educadora Luciana Aparecida ressalta que a energia do projeto lhe deu deu ânimo para seguir em frente nesta iniciativa. “Ajudar, servir o outro é gratificante. E neste mundo precisamos de dedicação e amor ao próximo, principalmente de ações que façam a diferença”, comenta.
Já as edições de Campo Grande e Florianópolis vão iniciar no dia 08 de agosto (terça-feira) e seguirão até o dia 05 de outubro. Segundo Márcia Anselmo, gerente do projeto, a formação dos alunos terá 18h aula (6h para Liderança Cidadã, 6h para fotografia e 6h de atividades complementares) e 4h para a formação de professores. “Desenvolvemos uma metodologia enriquecedora ao cenário atual das escolas, por meio de encontros vivenciais, valorizando estratégias educativas digitais e a utilização da fotografia como instrumento da transformação social, ,analisa.
A fotografia será um elemento central nesta jornada. Tanto é que as outras duas cidades que também fazem parte do projeto seguirão a mesma metodologia. No caso, Recife (PE) e Campo Bom (RS), que recebem a formação dos educadores nos dias 20 e 22 de outubro, enquanto a formação dos estudantes acontece entre os dias 03 e 24 de novembro. Márcia continua:
— O projeto Tribos nas Trilha da Cidadania oferece à todos os participantes um certificado reconhecido pela UNESCO. Aos educadores será disponibilizado conhecimento em ferramentas e conteúdos para o contexto online; aproximação de metodologias ágeis para envolver alunos em projetos sociais; práticas de empatia; formação de rede de apoio entre educadores de todo Brasil; além, é claro, da fuga da rotina desgastante da pandemia, através de uma experiência virtual divertida. Já os alunos são estimulados a desenvolver seu protagonismo em transformações sociais; reconhecimento do papel cidadão; aproximação com a potência da linguagem fotográfica e de metodologias para resolução de problemas; e pertencimento a uma comunidade.
Enquanto isso, além do ganho individual de professores e alunos, as escolas através da operacionalização do projeto atendem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, oportunizando um espaço de reconhecimento e pertencimento a uma comunidade, que engloba escolas de todo Brasil; formação de uma rede de apoio; fortalecimento do papel social da Escola; e maior motivação de educadores e educandos.
Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, a Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão “viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas”. A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.
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