As escolas de educação infantil têm um papel fundamental e intransferível na vida de seus alunos ao desempenhar três funções principais: Social – representando um dos primeiros lugares de encontro, partilha e descobertas; Política – garantindo o direito a frequentar escolas, ter acesso à educação pública e de qualidade; e Pedagógica – visando a oportunidade de ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas, através de práticas cotidianas e socialização. Pensando nisso, a ONG Parceiros Voluntários (PV) criou o projeto Tribos Educação Infantil, visando desenvolver nas crianças de 4 a 5 anos e 11 meses habilidades com foco em cultura, meio ambiente e educação para a paz, em Porto Alegre (RS).
Conforme o Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016), no artigo 5º, a educação infantil é uma das áreas prioritárias para as políticas públicas para a primeira infância. Na capital gaúcha, mais de 200 Escolas Comunitárias de Educação Infantil (ECEIs) fazem parte da rede do município através de termo de parceria, o que representa aproximadamente 82% das escolas. Dez destas instituições foram selecionadas pela ONG, a fim de promover uma educação em valores, pautada na participação e no brincar, além de oficinas e capacitações de fortalecimento de gestão, para garantir a manutenção dos serviços, mantendo seguro este espaço social, político e pedagógico para as crianças. Desde novembro do ano passado, a PV já beneficia mais de 20 educadores e 150 crianças.
“Participar de Tribos Educação Infantil é uma oportunidade única de trazer pra equipe momentos importantes de reflexões, novos conhecimentos e, acima de tudo, oportunizar para as crianças experiências enriquecedoras. São abordados temas importantes, que devem estar presentes no dia a dia das escolas. Estamos muito felizes em fazer parte deste projeto”, conta Andrea La Porta – educadora do ECEI Escola da Vida.
Para Daniel Santoro, Presidente do Conselho de Administração da PV, o programa foca na educação infantil como forma de proporcionar ações continuadas e sistemáticas às demandas da rede de atendimento, no desenvolvimento de habilidades e potencialidades em cultura e educação. “Estamos dando início as atividades da segunda turma desse projeto, que, um pouco diferente de outras aplicações de Tribos, busca principalmente assessorar os educadores e fortalecer as escolas, para que esses, possam reproduzir boas práticas com seus alunos”, conclui.
Após as capacitações dos professores, as atividades são realizadas nas escolas e, nos dias 2, 5, 7, 13, 14 e 15/06, serão realizados fóruns itinerantes, no qual as atividades desenvolvidas em cada escola serão compartilhadas com as demais.