Com o objetivo de contribuir para a promoção do empreendedorismo dos jovens a partir da participação social, ciclo iniciou em outubro, segue até o dia 03 de dezembro e é voltado a alunos e educadores de 8º e 9º anos, do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio
Para mudar o futuro é fundamental começar pelo presente. Por isso, o Sebrae RS se uniu à ONG Parceiros Voluntários para levar a alunos e educadores de 8º e 9º anos, do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio, de 41 cidades gaúchas (você pode conferir a relação completa aqui: https://goo.gl/maps/2pv6j5oXwmgL3sHq9) a metodologia Tribos Formação Digital – Jovens Empreendedores. O objetivo é através de uma formação digital, contribuir para a promoção do empreendedorismo dos jovens a partir da participação social, estimulando que assumam um papel ativo perante suas comunidades.
Segundo André Vanoni de Godoy, Diretor Superintendente do Sebrae RS, a parceria estadual com a ONG Parceiros Voluntários é um passo fundamental na formação de uma geração mobilizada e engajada na transformação social. “Reconhecemos a Tribos com uma importante ação de mobilização social que é feita por adolescentes que querem transformar a realidade, trazendo o empreendedorismo como mote para estimular essa participação social. O SEBRAE RS, por intermédio do seu Programa de Educação Empreendedora, apoia a iniciativa para ampliar a atuação em todo estado”, avalia.
De acordo com Daniel Santoro, presidente da ONG Parceiros Voluntários, esse novo ciclo, que iniciou ainda em outubro, já reuniu 140 educadores e 297 estudantes inscritos de 106 escolas gaúchos. “Esse ciclo tem como objetivo estimular o empreendedorismo e inovação social para o desenvolvimento das transformações sociais. Por isso, o foco são nestes jovens e sua preparação tanto para ações concretas no presente, mas também como semente para um futuro melhor”, analisa.
Devido ao contexto de distanciamento social e vindo ao encontro do novo posicionamento da Parceiros Voluntários, de que as soluções devem ser cocriadas com a participação de todos os públicos de interesse, a metodologia foi revisada e desenvolvida para a experiência 100% online. Segundo José Alfredo Nahas, superintendente da Parceiros Voluntários, para a construção desta nova jornada foram chamados consultores com vivência em educação remota e inovação social, assim como educadores e alunos de todo o Brasil.
O ciclo iniciou no dia 26 de outubro, com as turmas de educadores, e segue até o dia 03 de dezembro, com mais quatro turmas de alunos. Segundo Márcia Anselmo, gerente do projeto Tribos na Trilha da Cidadania, os professores que participaram, além de receberam certificado da UNESCO, foram atualizados através de ferramentas e conteúdos para o contexto online; aproximação de metodologias ágeis para envolver alunos em projetos sociais; práticas de empatia; formação de rede de apoio entre educadores de todo Brasil; e um momento de fuga da rotina desgastante da pandemia, através de uma experiência online divertida. Ela continua:
— Os alunos participantes também receberão certificado da UNESCO, além de contar com a oportunidade de tirar ideias com impacto positivo do papel. A experiência como um todo também produz neles o reconhecimento da sua potência como cidadão através da aproximação com outros alunos do Estado que buscam melhorar o mundo, o tão importante sentimento de pertencimento a uma comunidade.
Para a educadora Letícia Martins, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina, de Panambi, a participação da formação foi muito gratificante e edificante. Segundo ela, a expectativa pelos resultados no cotidianos dos alunos é muito grande. Enquanto isso, a aluna Kérolin Nogueira, do Colégio João Paulo I, de Porto Alegre, afirma que a experiência foi emocionante. “Eu me senti muito acolhida e à vontade. Todas as dinâmicas e toda a organização do encontro e do material foram ótimas. É lindo ver que a nossa geração está conseguindo mudar o mundo, as próximas gerações e também parte das gerações anteriores. Tenho orgulho de falar que agora sou uma tribeira”, celebra.
Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, a Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão “viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas”. A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.
Contato com a imprensa: @azpressbrasil
Aline Zanchi: aline@azpress.com.br
Eduardo Dorneles: eduardo@azpress.com.br
Telefone: (11) 3508 – 1991 – (51) 98450 – 0707 – (51) 98141-2005 – (51) 98526-1035
Avenida Paulista, 2202, CJ 76 – São Paulo/SP