Hoje os 60+ já representam mais de 15% do Brasil – 30,2 milhões de pessoas, mais do que a população do Chile e do Uruguai juntos – e são responsáveis por 20% do consumo no País, ou seja movimentam R$ 1,8 trilhão. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2010 e 2050 a população brasileira com 60 anos ou mais vai triplicar e já em 2030 irá ultrapassar o número de criança com idade de 0 a 14 anos. Quem é essa fatia crescente da população 60+? O Brasil e o Rio Grande do Sul estão se preparando para oferecer emprego, produtos, saúde e lazer para essa parcela de cidadãos que, pelo ritmo atual, ganhará 1 milhão de “idosos” anualmente daqui em diante. “Eles trabalham, se exercitam, ajudam suas famílias, impactam o meio onde vivem, mas se sentem invisíveis para o mundo. Os produtos, a moda, a indústria não falam com eles como gostariam”, diz Layla Vallias, co-fundadora da Hype60+.
O evento inicia na quinta-feira (8), às 9h, com a apresentação do grupo de dança da Associação Cultural Amigos Para Sempre. A primeira palestra Política Nacional do Idoso – Propostas que estão dando certo, às 10h, será ministrada por MICHELLE CLOS, fundadora e diretora técnica da Senescentis – Longevidade e Qualidade de Vida e autora do livro Mudando de endereço: como escolher um residencial geriátrico.
Na sequência, às 11h, é a vez de MÓRRIS LITVAK, fundador da plataforma digital de empregos MaturiJobs, ingressar em um tema que cada vez mais preocupa os estudiosos no assunto: Preconceito etário e caminhos profissionais para os 50+ no mercado de trabalho. “As empresas só têm a perder ao desprezar profissionais mais maduros”, diz Mórris em sua entrevista à VEJA, em 12 de julho. “O cenário macroeconômico de crise , a necessidade de cortar custos e despesas e o avanço da tecnologia no mercado potencializam a chamada “juniorização” dos talentos das empresas. Não chega a 3% a média de funcionários com mais de 50 anos nas 150 melhores empresas para trabalhar no país, destaca”.
Após a atividade laboral comandada por Marcelo Fernandes, da Conceito – Assessoria Esportiva e Empresarial, MÔNICA RIFFEL, CEO da MaturiLab, e DEISE CHAMORRO, especialista nas temáticas de Inclusão e Diversidade, iniciam as palestras da tarde, às 13h30min, com o tema A Ressignificação da vida após os 50+ – Tendências e comportamento. “Vamos fazer uma reflexão sobre o que muda nas diferentes fases da vida e sobre a busca de novas perspectivas”, comenta Mônica.
A palestra Tendências e oportunidades de negócios na Economia Prateada, programada para às 14h30min, promete atrair executivos do meio empresarial para ouvir LAYLA VALLIAS, cofundadora da Hype60+, e MARINA FONSECA, fundadora da Pipe.Social. As duas irão analisar o comportamento dos 60+ e apresentar cases do mercado e dados da pesquisa Tsunami 60+, mostrando o crescimento desse público no RS, no Brasil e no mundo e como as marcas ainda estão despreparadas para atender esse consumidor.
Às 16h, o tema saúde terá a frente o experiente médico ÂNGELO BÓS, professor no Programa de Mestrado e Doutorado em Gerontologia Biomédica na PUCRS e das disciplinas Métodos Quantitativos de Pesquisa em Gerontologia Biomédica, Epidemiologia e Demografia do Envelhecimento e Saúde Pública e Envelhecimento. Com currículo de peso internacional, ele irá apresentar no seminário o Programa Assumindo o Controle da sua vida, desenvolvido pela universidade de Stanford, dos Estados Unidos. “É um programa de autogestão e autocuidado com o objetivo de auxiliar os participantes a ganhar confiança e habilidades para gerenciar melhor as suas condições crônicas”, diz Ângelo Bós.
O primeiro dia encerra às 17h com a apresentação da Banda Pepper Pop, com Marcel Gorski (vocalista) e Eder Mariachi (violão) tocando clássicos da MPB. E pela manhã, das 10h às 12h, a Parceiros Voluntários organizou o workshop Economia Prateada – Tendências e negócios exclusivo para empresários, comandado pelas especialistas Layla Vallias e Mariana Fonseca.
O segundo dia do seminário DE REPENTE 60+ será dedicado à oficinas para lideranças de organizações sociais. Das 9h às 17h, a Parceiros Voluntários coloca a sua equipe em ação para ministrar temas que impactam a gestão das ONGs brasileiras, tais como o Estatuto do idoso e Leis de Incentivo: Como captar recursos para qualificar o atendimento, dirigido por CLÓDIS XAVIER, Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – Captação e Utilização de Recursos Públicos, por MARÍLIA THOMAZIN CRIVELLO PIMENTEL, e Elaboração de Projeto para Mobilização de Recursos, com LISE ORTIZ.
Seminário gratuito
DE REPENTE 60+
Protagonismo, Saúde e Mercado de Trabalho
8h – Recepção e credenciamento
8h50 – Grupo de dança da Associação Cultural Amigos Para Sempre (ACAPS)
9h – Abertura
10h – Palestra: Política Nacional do Idoso – Propostas que estão dando certo
A Política Nacional da Pessoa Idosa é tema de reflexões e proposições permanentes, tendo em vista que a responsabilidade pela qualidade de vida e pelo envelhecimento com dignidade é compartilhada entre Estado e Sociedade. A reflexão partirá do impacto cotidiano de projetos, programas e ações sociais na vida da população 60+ que estão dando certo.
Palestrante: MICHELLE CLOS – Fundadora e diretora técnica da Senescentis – Longevidade e Qualidade de Vida, autora do livro “Mudando de endereço: como escolher um residencial geriátrico”, mestrado em Educação pela UFRGS e doutorado em Gerontologia Biomédica pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, professora universitária, desenvolve pesquisas e atividades em Instituições de Longa Permanência para Idosos desde 2005, a maior parte relacionada ao processo de adaptação e cuidados de idosos a estes ambientes.
11h – Palestra: Preconceito etário e caminhos profissionais para os 50+ no mercado de trabalho
O interesse empresarial nos 50+ e os desafios, preconceitos e as oportunidades no mundo do trabalho.
Palestrante: MÓRRIS LITVAK, fundador da plataforma digital de empregos MaturiJobs. Morris Litvak é empreendedor desde os 15 anos, quando começou uma empresa de desenvolvimento de sistemas web em casa, junto com seu pai, e formado e pós-graduado em Engenharia de Software pela FIAP de São Paulo. Em 2012 a empresa que fundou foi vendida e em 2013 ele decidiu deixar o negócio e mudar de área. Foi quando começou a procurar algo mais significativo em sua vida e logo descobriu o modelo de negócios no mundo do empreendedorismo social.
Em 2014 criou o projeto Conectando Gerações através de sua participação no Social Good Brasil Lab e em 2015 lançou sua startup MaturiJobs (www.maturijobs.com) se aprofundando cada vez mais no tema da longevidade. Morris quer criar uma cultura de valorização do idoso e atua na causa do envelhecimento ativo.. Isso tudo começou com um trabalho voluntário em uma casa de repouso e esta experiência ajudou a abraçar a causa. Morris acredita que é possível mudar o mundo através de negócios sociais, gerando um impacto positivo na sociedade especialmente com a tecnologia como aliada.
12h – Encerramento da manhã
13h20 – Atividade laboral com Marcelo Fernandes, da Conceito – Assessoria Esportiva e Empresarial
13h30min – Palestra: A Ressignificação da vida após os 50+ – Tendências e comportamento
O que muda nas diferentes fases da vida, conexão com os verdadeiros talentos e propósitos, a redescoberta de quem eu sou para assumir o protagonismo e a busca de novas perspectivas..
Palestrante: MONICA RIFFEL – CEO da MaturiLAB, consultoria especializada em projetos voltados à maturidade, com o objetivo de inspirar pessoas e empresas a se adequarem a nova realidade demográfica que mudará a forma de promover a gestão de pessoas nas organizações, bem como a elaboração de bens e serviços que deverão igualmente se ressignificar e adaptar para atender a esse novo modelo social longevo. Monica é pós –graduada em Marketing, Recursos Humanos e Psicologia Transpessoal. Desde muito cedo decidiu ser empreendedora e fundou a Casa de Assessoria- Desenvolvimento Humano. Atua há mais de 30 anos como consultora, atendendo empresas dos segmentos varejo, serviço e indústria, entre elas a Grupo IESA, Sabemi, Excelsior Pneus, Bettanin, Megapetro, Silva & Berthold Advogados, Duratex, Grupo Digicon. É também Coach, com formação pela ABRACOACHING, atuando em Carreira, Gestão e Liderança. É facilitadora de diversos treinamentos de Liderança e equipes.
Palestrante: DEISE CHAMORRO – Especialista nas Temáticas de Inclusão e Diversidade, coach e consultora empresarial há mais de 15 anos, especializada em Gestão do Comportamento Organizacional com MBA em Gestão do Comportamento Organizacional pela Unisinos e formação em Programação Neurolliguística pela Escola Livre, formação como Professional Coaching Practitioner e Leader Coach pela Abracoaching and Extreme Confirms. Mestra em Estudos da Linguagem em ambientes de trabalho, com Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Graduação em Letras Português Espanhol pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Possui mais de 12 anos de experiência em diagnósticos organizacionais, Gestão de Pessoas, Mudanças na Cultura Organizacional, Reorganização de Processos, Desenvolvimento e Elaboração de Políticas Organizacionais, Especialista em Elaboração de Programas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Especialista nas Temáticas de Inclusão e Diversidade.
14h30min – Palestra: Tendências e oportunidades de negócios na Economia Prateada
Layla Vallias e Mariana Fonseca irão comentar sobre comportamento e apresentar cases do mercado e dados da pesquisa Tsunami 60+, mostrando o crescimento desse público no RS, Brasil e no mundo e como as marcas ainda estão despreparadas para atender esse consumidor. Hoje no Brasil são 30 milhões de pessoas 60+, que movimentam R$ 1 trilhão por ano.
LAYLA VALLIAS – Mineira, apaixonada pela causa da longevidade, especialista em Economia Prateada desde 2015. Cofundadora do Hype60+, consultoria de marketing especializada no consumidor sênior e da Lifetech, primeira fábrica de startups voltadas para longevidade e qualidade de vida do Brasil. Foi diretora do Aging2.0 São Paulo, organização de apoio a empreendedores com soluções para o envelhecimento em mais de 20 países. Mercadóloga de formação, com especialização em marketing digital pela Universidade de Nova York, trabalhou também com desenvolvimento de produto na Endeavor Brasil.
MARIANA FONSECA – É fundadora da Pipe.Social, vitrine de negócios de impacto no Brasil, e da Mariposa, empresa que conduz curadoria e produção de conteúdo sobre tendências, tecnologias e impacto. Ela é jornalista, com diploma em internacionalização pela universidade Panthèon Assas, em Paris, formações em tecnologias exponenciais e inovação pela Singularity University, na NASA, no Vale do Silício e pelo TIP, Hebrew University, em Israel. Além de cursos especializados como o Creating Shared Valued, da Harvard Business School. Ajudou a criar e foi editora chefe do Porvir, projeto do instituto Inspirare que mapeia inovação em educação pelo mundo. Ela também foi cofundadora da A Corrente do Bem no Brasil, parte do Pay It Forward Day. Foi editora-assistente do Le Monde Diplomatique Brasil e trabalhou com engajamento cívico pela Webcitizen, TEDxSP e TEDxAmazonia.
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15h30 – Intervalo
16h – Palestra: Assumindo o Controle de Sua Saúde: Um programa bem sucedido de alto cuidado da Universidade de Stanford
O “Assumindo o Controle de Sua Saúde” é um programa de educação de autogestão/autocuidado para ajudar os participantes a ganhar confiança (autoeficácia) e habilidades para gerenciar melhor suas condições crônicas. Foi desenvolvido originalmente pela Universidade de Stanford, pela professora Kate Lorig.
Palestrante: ÂNGELO BÓS – Professor Titular da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Coordenador do Projeto Atenção Multiprofissional ao Longevo (AMPAL) do Programa de Gerontologia Biomédica (CAPES 7) e o Programa Assumindo o Controle de sua Saúde da Organização Pan Americana de Saúde (Brasil). Foi Presidente do Conselho Municipal do Idoso da cidade de Porto Alegre (2014-2016) e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia-RS entre 2012 e 2014.
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1983) especialização em Geriatria e Gerontologia pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS , doutorado em Phd In Medicine com ênfase em Saúde Comunitária pela Tokai University (Japão) em 1995 e pós-doutorado no Instituto Nacional Americano sobre o Envelhecimento e na Escola de Saúde Pública da Universidade de Johns Hopkins em Baltimore, EUA, onde acompanhou o Baltimore Longitudinal Study of Aging. em 2015 realizou pós-doutorado no Departamento de Saúde e Participação Social do Tokyo Metropolitan Institute of Gerontology. Atualmente é professor adjunto da PUCRS onde leciona no Programa de Mestrado e Doutorado em Gerontologia Biomédica as disciplinas Métodos Quantitativos de Pesquisa em Gerontologia Biomédica, Epidemiologia e Demografia do Envelhecimento e Saúde Pública e Envelhecimento.
Coordena a Linha de Pesquisa em Saúde Pública e Envelhecimento, desenvolvendo diversos projetos. Oferece cursos de Gerenciamento de Banco de Dados e Análise de Dados Usando o EPI INFO. Autor do livro “Epi Info Sem Mistérios: um manual prático” em sua terceira edição. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de Dados Longitudinais, atuando principalmente nos seguintes temas: longevidade, envelhecimento, promoção da saúde, prevenção primária, qualidade de vida e epidemiologia.
17h – Atração Cultural: Banda Pepper Pop, com Marcel Gorski (vocalista) e Eder Mariachi (violão) apresentando clássicos da MPB em formato intimista e acústico.
WORKSHOP EXCLUSIVO PARA EMPRESÁRIOS
10h às 12h – Economia Prateada – Tendências e Negócios
Com Layla Vallias, Cofundadora do Hype60+ e
Mariana Fonseca, Fundadora da Pipe.Social
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8h30 – Recepção/credenciamento
9h – Oficina Estatuto do idoso e Leis de Incentivo: Como captar recursos para qualificar o atendimento
Oficina voltada para entidades sociais que atendem idosos e utilizam as Leis de Incentivos Fiscais. Vai tratar da fidelização dos parceiros e . Como captar recursos incentivados para as entidades sociais que atendem pessoas idosos no Brasil.
CLÓDIS XAVIER – Especialista em Gestão Social, atua como professor no curso de pós-graduação da faculdade IERGS. É CEO da CXAVIER, consultoria empresarial que tem como propósito orientar, reestruturar, organizar e sistematizar ações gerenciais de organizações do Terceiro Setor promovendo a sua sustentabilidade.
10h – Coffee
10h30 às 12h30min – OFICINAS SIMULTÂNEAS
OFICINA 1 – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – Captação e Utilização de Recursos Públicos
Aborda propostas, plano de trabalho, execução e prestação de contas de projetos realizados em parceria pelo Terceiros Setor e Poder Público.
MARILIA THOMAZIN CRIVELLO PIMENTEL (35 VAGAS) – Pós-graduanda em Controladoria pela UFRGS, Pós-Graduada em Docência em Contabilidade pelo Instituto IBF e Graduada em Ciências Contábeis pela UNISINOS. Tem experiência de 11 anos na área contábil, incluindo auditoria em indústria, comércio, prestadores de serviços e entidades do terceiro setor. Sólidos conhecimentos em Contabilidade aplicada ao Terceiro Setor, gestão de finanças, tecnologia da informação aplicada à contabilidade e planejamento tributário.
OFICINA 2 – Elaboração de Projeto para Mobilização de Recursos
LISE ORTIZ (35 VAGAS) – Há 20 anos atua junto ao Terceiro Setor, tem experiência como consultora, facilitadora de cursos, desenvolvimento de metodologias e materiais institucionais, voluntariado e responsabilidade social empresarial.
Psicóloga, mestre em Psicologia Social, especialista na Gestão de RH, formação no Programa Profissão Desenvolvimento, formação em Dinâmica dos Grupos, extensão em Gestão de Projetos Sociais para o Terceiro Setor.
12h30 – INTERVALO
13h30 às 17h – OFICINA 1 – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – Captação e Utilização de Recursos Públicos (continuação) – MARILIA THOMAZIN
13h30 às 17h – OFICINA 2 – Elaboração de Projeto para Mobilização de Recursos (continuação) – LISE ORTIZ
15h – Intervalo
15h30 – Retorno das oficinas
17h – Encerramento
Fonte: Hype 60+
Importante sempre colocar a questão da diversidade desse púbico porque a gente tende a achar que 60+ faz parte de um grupo homogêneo e Sabemos que a diversidade é a marca dos 60+. Cada um envelhece de uma forma diferente, influenciado por fatores como biológicos(herança genética), pelo ambiente físico e social.
O quanto estamos vivendo a mais que os nossos avós? Se em meados do século passado chegar aos 50 anos parecia um milagre, hoje os 60+ já representam mais de 15% do Brasil – 30,2 milhões de pessoas, mais do que a população do Chile e do Uruguai juntos – e são responsáveis por 20% do consumo no País.
E esse número não para de crescer! Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2010 e 2050 a população brasileira com 60 anos ou mais vai triplicar e já em 2030 irá ultrapassar o número de criança com idade de 0 a 14 anos.
Hoje mais de 85% do público 60+ tem vida ativa, controlando as próprias finanças e tomando decisões na hora da compra. O que hoje podemos considerar um nicho de mercado, em menos de 10 anos deverá ser considerado o mercado. Compreender a importância, o comportamento, os desejos e as necessidades dos maduros torna-se essencial para as empresas e os profissionais de marketing que querem crescer nessa nova economia.
Segundo a ONU, em 2017, o mundo tinha 962 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Em 2050, esse número passará para 2,1 bi – o equivalente a 25% da população mundial. No Brasil, hoje temos 30,3 milhões de idosos e seremos 68,1 mi em 2050.
Em 2050, o Brasil será o 6º país mais velho do mundo, à frente de todos os outros países desenvolvidos.
Hoje: 30 milhões (14% da população). Já superou o número de crianças menores que 5 anos. Em 2050: 68 milhões. (30% da população) e o dobro de jovens.
Nossos 60+ são responsável por 20% do consumo no Brasil, ou seja R$ 1,8 trilhão de reais
Black Friday 2018: 55+ compraram 1,4 vezes mais celular do que a faixa etária da população de 18 a 54 anos
Sobre ser digital e sobre influenciadores, segue apresentacao com dados de pesquisa em anexo. Abaixo alguns dados:
WhatsApp, Facebook e Instagram são as redes sociais que usam e preferem
Assistem aos filmes, escutam músicas e estão usando sites e aplicativos de namoro sim
79% desejam viajar mais
92% tem smartphone
93% são bancarizados
Algumas necessidades, falando do público Independente, ativo
1 em cada 4 deseja EMPREENDER no futuro / 33% desejam ESTUDAR algo NOVO
37% dizem que há poucos produtos voltados para o público de sua idade.
Produtos que sentem falta
17% alimentos
15% celulares com letras e teclados maiores
16% bares, restaurantes e casas noturnas
12% roupas
Sobre alimentos
66% dos 55+ se alimentam mais em casa, com comida caseira.
51% dos 55+ evitam o consumo de excessivo de gorduras, sal e outros alimentos.
27% se preocupam com alimentação e buscam informações/novidades; seguem pessoas que falam sobre o tema.
Fonte: Neiva Mello Assessoria Empresarial
Para agendamento de entrevistas ou a realização de programas sobre o seminário De Repente 60+ contatar por meio desses contatos:
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