O que acontece quando se reúnem diversos estudantes entre oito a dez anos em uma sala para pensar ações para transformar a realidade? O acompanhamento de cinco escolas em Santa Bárbara d’Oeste, em São Paulo, demonstra que escopo, planejamento e alegria resultam em projetos sociais concretos.
A coordenadora da Parceiros Voluntários São Paulo, Carla Branco, a coordenadora do Programa Valores na Educação, Márcia Anselmo e Analista de Projetos Sênior, Lucas Muniz, realizaram visitas a CIEP Angélica, CIEP Carmelina Pellegrino Cevone, CIEP Charles Keese Dodson, CIEP Leonel de Moura Brizola e CIEP Therezinha de Castro Pacheco Sbravatti para entenderem o que as Tribos estão realizando em suas comunidades.
As Tribos formadas em maio participaram da primeira etapa do projeto em que acontece a capacitação de Desenvolvimento de Lideranças Juvenis. Este primeiro ciclo possibilita aos estudantes o desenvolvimento da sua liderança por meio do incentivo a participação social e solidária. Assim, potencializam a autonomia e o protagonismo dos participantes, em prol da elaboração de práticas voluntárias que transforme o contexto escolar e a comunidade dos mesmos. A partir disso, os tribeiros participaram das oficinas de fotografia para registraram ações que serão desenvolvidas no ano de 2019.
Depois de vivenciarem essas experiências, os estudantes dos quintos anos destas instituições de ensino iniciaram o ciclo de diagnóstico sobre as questões que consideram prioritárias em suas comunidades. Com base neste planejamento desenvolvido pelos alunos, eles escolhem pelo menos uma Trilha – Educação Para a Paz, Meio Ambiente e Cultura – e engajam-se em causas sociais colocando em prática habilidades como liderança, criatividade, negociação e empreendedorismo.
Na capacitação de Desenvolvimento de Liderança Juvenil, há uma atividade em que os tribeiros têm a oportunidade de representarem um país como presidentes na cúpula das Nações Unidas. A partir desta atividade, os tribeiros da CIEP Charles Keese Dodson ficaram interessados a entender o que faz um vereador e secretário em um município. Com isso, os estudantes visitaram a Câmara de Vereadores de Santa Bárbara d’Oeste. Isso despertou em cada aluno a participação cidadã e perceberam a importância da política para o bem-comum.
Cuidar do planeta não é apenas para pensar nas próximas gerações. As crianças de hoje já estão se mobilizando para fazerem a sua parte. O CIEP Leonel de Moura Brizola e o CIEP Carmelina Pellegrino Cevone estão focando as suas ações em duas Trilhas Educação para Paz e Meio Ambiente. A primeira instituição de ensino está aproveitando a sua parceria com uma cooperativa que implantou ecobags para realizar a coleta seletiva no local. A segunda escola, está planejando recuperar um antigo espaço para horta para iniciarem o plantio de árvores frutíferas. E na semana do Dia do Amigo, eles já vão iniciar uma campanha sobre a Paz. Os tribeiros farão mensagens e cartazes sobre a temática e irão nas salas de aulas disseminarem a ideia.
Em Santa Bárbara d’Oeste, durante as noites do inverno faz frio, pensando nisso, os tribeiros da CIEP Therezinha de Castro Pacheco Sbravatti em um brainstorming – momento criativo em que compartilham ideias – pensaram em ações que envolvessem a sociedade. Para os estudantes seria importante realizar campanhas de agasalho e organizar um momento para levar “quentinhas” as pessoas que vivem na rua.
A Trilha da Cultura tem uma forte identificação com a CIEP Angélica, pois a escola tem realizado um belo trabalho para o fortalecimento da identidade afrodescendente na escola, como uma forma de empoderar alunos negros e não ocorrer em ambiente escolar atitudes racistas. Na instituição, já tem aulas de capoeira e percussão.
Os Tribos de Santa Bárbara d’Oeste fazem parte do projeto nas Trilhas Cidadania com apoio do Facebook por meio da Lei de Incentivo à Cultura. No final de 2019, acontecerá uma exposição com as fotografias dos tribeiros que participam do programa.