Com o objetivo de estimular e abranger a cultura do voluntariado de forma ampla, a ONG Parceiros Voluntários decidiu produzir o documentário “Só Juntos – Dá pra mudar. É só começar”. A partir deste dia 21 de março, o filme está disponível gratuitamente em sojuntos.org.br e no Youtube com recursos de acessibilidade e tradução.
O documentário de 58 minutos tem direção de Juliano Ambrosini, da produtora de conteúdo Bumbá, e traz as histórias de três lideranças de Organizações da Sociedade Civil baseadas no Rio de Janeiro, comunidade do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo; em Osasco, São Paulo; e uma comunidade no bairro do Bom Jesus, em Porto Alegre, todos revelando de forma natural e sensível as nuances e os impactos do voluntariado.
Apesar do Brasil contar com uma cultura de voluntariado ativa e robusta (segundo pesquisa do Datafolha de 2021, o país conta com 57 milhões de voluntários), o potencial de impacto do voluntariado estende-se além do trabalho em si. Educação e conscientização da sociedade são fundamentais para dar suporte às ações voluntárias práticas, em direção a projetos longevos e sustentáveis.
“Só Juntos – Dá pra mudar. É só começar”
A pequena equipe deste documentário deu conta de uma impecável produção para acompanhar cada um dos personagens por uma semana, trazendo ao público as histórias em formato de diário com testemunhos que emocionam pelo alcance das ações transformadoras.
“Trabalhamos com uma narrativa atraente e intimista com o intuito de aproximar o público das nossas personagens. Nesse sentido, recorremos às técnicas das duas grandes escolas do documentário: o cinema direto e o cinema verdade”, conta Ambrosini.
“Ao longo destes 26 anos, a PV reúne milhares de exemplos inspiradores que interagiram conosco e receberam capacitação para seus projetos. Portanto, não foi fácil o processo de seleção para o filme mas, por fim, identificamos estes três grandes líderes sociais que representam diferentes perfis e comunidades”, completa Daniel Santoro, presidente do Conselho de Administração da Parceiros Voluntários.
Para o superintendente da PV, José Alfredo Nahas, “com o documentário desejamos que outras pessoas despertem para uma atitude cidadã. Afinal, só juntos podemos construir um mundo melhor”.
A produção contou com incentivo da Lei Rouanet, e apoio do Ministério do Turismo / Secretaria Especial de Cultura, Gerdau e Brinks.