Projeto da ONG Parceiros Voluntários aborda cultura, educação para a paz e meio ambiente através da fotografia
Com 20 anos de atividades, o projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania é realizado pela ONG Parceiros Voluntários (PV) com o objetivo de despertar a consciência social e o protagonismo jovem em crianças e adolescentes de todo o país, através do voluntariado. Por meio de diferentes metodologias, o projeto trabalha as trilhas de Cultura, Educação para a Paz a Meio Ambiente. Neste ano, em Mogi Guaçu (SP), São Gonçalo (RJ), Cabo Santo Agostinho (PE) e Balsa Nova (PR), Tribos Jornada Cultural tem levado oficinas de fotografia a 400 estudantes de escolas públicas.
As atividades iniciaram em julho com a qualificação dos educadores e seguem agora com as oficinas de fotografia, nas quais os estudantes aprendem técnicas sobre fotografia documental, empoderamento jovem, prática social, voluntariado e empreendedorismo social. Como parte do projeto, os alunos também desenvolvem e participam de ações voluntárias para mapear e solucionar problemas existentes em suas escolas e comunidades. O registro fotográfico das ações será feito pelos próprios estudantes e resultará em um e-book.
No último dia de capacitação realizada em São Gonçalo, os tribeiros compartilharam suas experiências com o projeto, “Tribos não é apenas sobre fotografia, é um projeto que ensina você a planejar e agir, que ensina o empreendedorismo para o jovem desde agora. Isso é muito importante, em especial para quem está no ensino médio e para quem quer descobrir o que deseja para o futuro”, contam. Para José Leonardo, diretor da Escola Intercultural Brasil México, a experiência foi muito engrandecedora para os alunos “todos se dedicaram muito, se envolveram com o projeto e deram a alma durante a jornada. Acredito que eles vislumbram hoje possibilidades que não vislumbravam antes, pois passaram a se ver como protagonistas de seus próprios destinos”, conclui.
Daniel Santoro, presidente do conselho de administração da PV, explica que o propósito é trabalhar a autoestima, o empoderamento e a inclusão dos jovens. “Tribos é uma tecnologia social que está completando 20 anos e já capacitou mais de 7 mil crianças e adolescentes ao longo da sua história para uma atuação cidadã. O projeto se estrutura nos objetivos de desenvolvimento sustentável, com foco nas áreas da cultura, meio ambiente e a educação para a paz. Então, todo o processo é para que o jovem desenvolva sua ação autônoma, como protagonista, e ao mesmo tempo consciente do seu lugar no mundo”, explica.
Segundo Daniel, os estudantes costumam ficar ansiosos para ver de perto o resultado de seus esforços e ações sociais registrados em fotografias. “A vivência desperta nesses jovens, além de olhar e conhecimento técnico, um precioso processo de empoderamento, no reconhecimento do seu protagonismo enquanto agentes transformadores de suas comunidades e do mundo”, afirma.
Tribos Jornada Cultural é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura pela ONG Parceiros Voluntários, com chancela da Unesco e patrocínio da Ingredion e John Deere.
Para comemorar os 20 anos, foi feito uma refresh na identidade visual de Tribos e um novo site deve ser lançado até o final do ano. Além disso, haverá o Fórum Tribal, que acontece no dia 20 de outubro, às 14h30, no Parque Germânia. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo site tribos.org.br ou pelas redes sociais @tribosacao.
Tribos Jornada Cultural: A proposta do projeto é explorar a potência cultural da fotografia documental como ferramenta de conscientização e transformação social, oportunizando a formação em fotografia a 400 estudantes de escolas públicas de Mogi Guaçu (SP), São Gonçalo (RJ), Cabo Santo Agostinho (PE) e Balsa Nova (PR). Além disso, os jovens têm a oportunidade de desenvolver e participar de projetos para mapear e solucionar problemas existentes em suas escolas e comunidades, através de ações de voluntariado.