Recife (PE), Campo Bom (RS) e Campo Grande (MS) são os primeiros locais em 2021 a receber iniciativa que desafia educadores e estudantes a identificar questões sociais que precisam de resoluções práticas em suas comunidades.
O ano de 2021 promete ser de muita esperança com o avançar da vacinação contra o covid-19. E é impossível falar de esperança sem pensar na juventude. E na ONG Parceiros Voluntários juventude é sinônimo de Tribos nas Trilhas da Cidadania. A solução que tem por objetivo desafiar educadores e estudantes a identificar em suas comunidades questões sociais que precisam de resoluções práticas começa, neste primeiro momento, em três cidades: Recife (PE), Campo Bom (RS) e Campo Grande (MS). Em Recife e Campo Grande, as inscrições seguem até 26 de março, enquanto em Campo Bom as inscrições vão até o dia 31 do mês.
A exemplo do que foi desenvolvido em 2020 devido ao contexto de distanciamento social, toda a metodologia será aplicada de forma online. A expectativa é que a capacitação dos educadores aconteça durante o mês de abril, a dos alunos em maio e a apresentação dos resultados seja realizada ainda na primeira quinzena de junho.
Ainda que aconteçam simultaneamente, os ciclos têm diferenças entre si. Na cidade de Recife acontecerá o ciclo Retratos, que terá apoio do Facebook, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), e promoverá vivências culturais a estudantes de escolas públicas, por meio do aprendizado de fotografia documental em práticas de impacto social. Ao final teremos a publicação de um livro com as fotos produzidas por estes alunos.
Já em Campo Bom (RS) e Campo Grande (MS), o ciclo apresentado será o Nas Trilhas da Cidadania, que também será pautado pelo aprendizado da fotografia documental, acontecerá em todas as escolas públicas das duas cidades. O apoio para realização do projeto ficará por conta da Ticket Log, DLL e Brinks, também por meio da LIC. Neste ciclo o resultado final será a realização de uma exposição itinerante nas escolas participantes do projeto, na qual teremos a publicização das fotos que registraram as ações.
Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, a Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão “viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas”. A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.
Contato com a imprensa: @azpressbrasil
Aline Zanchi: aline@azpress.com.br
Eduardo Dorneles: eduardo@azpress.com.br
Telefone: (11) 3508 – 1991 – (51) 98450 – 0707 – (51) 98141-2005 – (51) 98526-1035
Avenida Paulista, 2202, CJ 76 – São Paulo/SP