Iniciativa da ONG Parceiros Voluntários que apresenta experiência digital que promove a transformação social para alunos de escolas públicas tem patrocínio do Facebook, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC)
O contexto de distanciamento social iniciado ainda em março paralisou processos no Brasil. Contudo, a ação organizada em nome do voluntariado não. Uma prova disso é a reinvenção por qual passou o projeto Tribos na Trilha da Cidadania, que proporciona aos estudantes de escolas públicas e privadas, dos ensinos fundamental e médio, a oportunidade de empreenderem com o objetivo de desenvolver e implantar soluções sociais.
Neste ano, devido ao contexto de distanciamento social e vindo ao encontro do novo posicionamento da Parceiros Voluntários, de que as soluções devem ser cocriadas com a participação de todos os públicos de interesse, a metodologia foi revisada e desenvolvida para a experiência 100% online. Neste ano, contando com o patrocínio do Facebook, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), teremos a realização, além das cidades do Rio Grande do Sul, nas cidades de Campo Grande (MS), Florianópolis (SC) e Recife (PE).
As edições de Campo Grande e Florianópolis iniciaram no dia 08 de setembro e seguirão até o dia 05 de outubro. Segundo Márcia Anselmo, gerente do projeto, 18 escolas de Campo Grande estão participando, com 167 alunos e 22 educadores inscritos; enquanto Florianópolis teve a adesão de 45 escolas, com 151 alunos e 33 educadores inscritos. “Desenvolvemos uma metodologia enriquecedora ao cenário atual das escolas, por meio de encontros vivenciais, valorizando estratégias educativas digitais e a utilização da fotografia como instrumento da transformação social, analisa.
Já em Recife (PE) e Campo Bom (RS) receberão a formação dos educadores nos dias 20 e 22 de outubro, enquanto a formação dos estudantes acontece entre os dias 03 e 24 de novembro. Cada cidade terá 25 vagas para educadores, 150 para estudantes e requer a participação de, no mínimo, cinco escolas.
Hoje, a Tribos nas Trilhas da Cidadania ampliou o seu conceito e se tornou uma comunidade em que conta com a participação de jovens e educadores de todo o território nacional, uma vez que Tribos acontece no Rio Grande do Sul desde 2003 e no ano passado esteve presente em Palmas (TO), Salvador (BA), Vitória (ES), Santa Bárbara do Oeste (SP) e São Paulo (SP).
Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, a Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão “viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas”. A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.
Contato com a imprensa: @azpressbrasil
Aline Zanchi: aline@azpress.com.br
Eduardo Dorneles: eduardo@azpress.com.br
Telefone: 51 35578002
Rua Eudoro Berlink 646, sala 603 – Bairro Auxiliadora – Porto Alegre.