As inscrições do Curso de Extensão Educando para a Transparência podem ser realizadas até o dia 6 de março. A segunda edição da capacitação gratuita é promovida pela ONG Parceiros Voluntários e pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), com o apoio do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, na cidade de São Paulo.
Serão selecionadas 20 Organizações da Sociedade Civil do município de São Paulo e Região Metropolitana que terão disponíveis duas vagas para lideranças sociais participarem de forma integral do projeto. Para inscreverem-se, as OSCs precisam conferir os documentos necessários no edital da qualificação, preencher o Termo de Compromisso e responder o Instrumento de Maturidade (ferramenta para avaliar o nível de maturidade em gestão das organizações do Terceiro Setor).
Está previsto um itinerário de 80 horas de capacitação presencial, 20 horas de atividades semipresenciais e 30 horas de consultorias (coletivas e individuais). As atividades presenciais serão realizadas na FEA-USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – Butantã, São Paulo – SP), todas as segundas-feiras, das 13h às 18h20min.
O curso de extensão gratuito terá aulas ministradas pelos professores da USP e pelos consultores especializados no Terceiro Setor, da ONG Parceiros Voluntários, reconhecidos nacionalmente pelos seus conhecimentos. Serão emitidos certificados ao final do projeto para as organizações que atenderem os critérios de participação estabelecidos no Edital, assim como para os participantes, tendo a validade de um curso de extensão da USP
Além da USP, uma grande rede colaborativa esta sendo constituída e já contamos com a participação dos seguintes parceiros:
O curso foi desenvolvido em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e outras instituições de âmbito nacional no ano de 2008. Desde então, a capacitação já qualificou mais de 300 Lideranças Sociais proporcionando aos participantes uma visão estratégica, o entendimento em aspectos legais e técnicos da Prestação de Contas e Transparência e o fortalecimento, sustentabilidade e cumprimento efetivo da missão da organização.