A missão do Centro de Voluntariado Juvenil do Colégio Maria Imaculada é definida como um espaço de construção da excelência em termos de protagonismo juvenil. Os números confirmam a verdade definida no projeto de voluntariado juvenil de nossa escola.
A partir de 2005, todas as lideranças do nosso Grêmio Estudantil fizeram uma espécie de laboratório social nos espaços de prática cidadã do Centro de Voluntariado. Desde a sua criação, os índices de participação, ano após ano, sempre estiveram em torno de 100 alunos voluntários com um índice de fidelização nunca inferior a 80% (aqueles alunos que iniciam o projeto em março e fidelizam durante um ano letivo inteiro).
Esta maturidade estatística vem reforçada em 2015 pela visita do filósofo e educador colombiano Bernardo Toro, indicado pela ONG Parceiros Voluntários, para conhecer o projeto do Maria Imaculada onde nossos alunos aprenderam muito com sua sensibilidade, bondade e olhar sobre o papel da juventude. Vale o mesmo para o belo aprendizado proporcionado pela ERNST & YOUNG que, através do trabalho de prospecção feito em novembro, permitiu que uma juventude sedenta pudesse olhar para os próximos dez anos, bela iniciativa da Parceiros Voluntários. Dez anos de compromisso firmado.
A parceria com a ONG Parceiros Voluntários enriquece a vida destes jovens em todos os sentidos e, em especial, no tocante aos conceitos e práticas juvenis comprometidas com uma comunidade onde a generosidade, o serviço e o sentimento de pertencimento a uma causa, tornam o Centro de Voluntariado Juvenil um espaço de inquietude e concretude de projetos de vida conectados com os demais projetos sociais.
Um olhar numérico sobre os alunos voluntários do Ensino Médio do Maria Imaculada em 2015, revela que, de uma matrícula total de 204 alunos, 104 integraram os vários grupos de trabalho em 2015, ações comunitárias, defesa dos animais, meio ambiente e trânsito, um índice de 50.95% sobre esta matrícula.
A construção da excelência encontra nos resultados dos alunos formandos de 2015 um dado gratificante: 29 alunos aprovados numa matrícula de 58 alunos, 19 fizeram voluntariado em sua vida escolar, hoje universitários, um índice de 65.51%.
O ano de 2016 começa com uma diretoria de Grêmio Estudantil toda formada na base da prática social e a manutenção das características de trabalho voluntário que seguirá primando pelo aprimoramento de conceitos centrais como autonomia, reciprocidade e responsabilidade social individual.
Esta história que começou há mais de dez anos, seguirá sendo escrita e vivida.
Conheça esse Projeto de Voluntariado Juvenil
http://www.mariaimaculada.com.br/diferenciais/voluntariado/