Como construir um business case de sustentabilidade: quatro dicas para convencer o seu departamento financeiro.
Quão persuasivo você pode ser com seu departamento financeiro para convencê-lo a investir em encontrar um case de sustentabilidade para a sua empresa? Não é fácil, mas pode ser feito.
Os profissionais de sustentabilidade, muitas vezes, encontram-se presos a um círculo vicioso: eles precisam de recursos para promover o case de negócios, mas o departamento de finanças não libera recursos sem um case de negócios.
Primeiro, você pode ler o texto Seis Lições para achar o melhor Case de Iniciativas Sustentáveis. Este texto define como conquistar seus gestores de finanças, passo-a-passo, até o ponto que compreendam as recompensas financeiras da sustentabilidade e estejam dispostos a apoiar grandes projetos.
1. Conheça os cases de sucesso de outras empresas, como parte de um amplo programa de mudança. Isso significa saber quem são os intervenientes internos que você precisa influencia, especialmente em função das finanças. Existe alguém que poderia ser um campeão, ou pelo menos favorito, entre os financeiros?
Além disso, é uma boa idéia ter uma mensagem central que emoldure a busca de seu case de negócios, por exemplo: “Sustentabilidade é uma oportunidade, assim como um risco a ser gerenciado.”
2. Vá para o departamento financeiro com um piloto seguro. A menos que alguém em sua equipe tenha uma epifania, você terá que começar com um piloto pequeno e seguro. Identifique alguma coisa – uma iniciativa, um projeto, decisões ou processo – em que o processo de negócio pode ser investigado sem a necessidade de muitos recursos. O que quer que você investigue também deve ser relativamente sem importância, para que você não crie desconfianças.
3. Use o piloto para construir credibilidade e sensibilização. Sempre que possível, faça com que o departamento financeiro audite o case de negócios. Eles vão achar seus próprios resultados mais credíveis. Você pode usar o piloto para aprender a falar a língua contável deles, e para ajudá-los a compreender a sustentabilidade também.
Quase paradoxalmente, não é indispensável que o case de negócios seja grande, para investigar. O mais importante é demonstrar, primeiro, que você está pesquisando como a sustentabilidade pode criar lucros, e, segundo, que provavelmente é um case de negócios para a empresa, mesmo que não com o que foi pilotado.
4. Manter o ciclo “permissão e resultados”. Espera-se que, nesta fase, você já tenha alguma credibilidade e a confiança do departamento financeiro. Você pode usar esse endereço para maiores e mais importantes áreas. Como você pode trazer a sustentabilidade para as decisões de despesa de capital? Os riscos relativos à sustentabilidade são avaliados corretamente no registro de riscos? Será que as pessoas no planejamento estratégico compreender a dimensão de sustentabilidade relacionados oportunidades?
Ao longo do processo, continue a construir a permissão para investigar mais sobre o processo de negócio, e use os resultados para começar a próxima rodada de financiamentos. Ao longo do caminho você vai querer desenvolver a capacidade dos indivíduos para compreender e agir sobre a sustentabilidade.
Claro que, em um mundo ideal você poderia começar com os itens de grande importância já na primeira fase, quatro, até porque muitas vezes eles têm um case de negócios mais convincentes. Mas, na prática, você precisa de apoio do departamento de finanças, e você só pode obter essa permissão começando em pequena escala.
Há uma última peça no quebra-cabeça: Como é que você realmente investiga um case de negócios para uma iniciativa relacionada com a sustentabilidade, o projeto, decisão ou processo? Aguarde.
Por Agenda Sustentável
HSM Online