Cuidar da preservação dos rios e arroios não é função apenas dos governantes, mas também é missão da comunidade. Assim nasce, em 2007, o projeto Viva o Taquari Vivo organizado pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e ONG Parceiros Voluntários de Lajeado. Na 13ª edição do programa, realizada no dia 6 de abril, 723 voluntários recolheram 3.690 quilos de resíduos no Rio Taquari.
De acordo com a Acil, a ação foi criada, inicialmente, para construir uma nova relação da cidade lajeadense com o rio Taquari e seus afluentes, provocando uma reflexão sobre a importância da proteção dos recursos hídricos. Ao longo dos anos, outras cidades também estão participando e, são elas: Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires e Bom Retiro do Sul. Entidades, empresas, organizações, proprietários de embarcações e cidadãos participaram do movimento. Todos os participantes receberam instruções de segurança, equipamentos de proteção e embalagens.
A limpeza começou 7h30min no Porto dos Bruder, em Lajeado; Parque Municipal da Lagoa, em Estrela; Balneário Navegantes, em Arroio do Meio; Clube Náutico Delta, em Cruzeiro do Sul; Vila Mariante, em Venâncio Aires; e Barragem Eclusa, em Bom Retiro do Sul e foi concluída às 11h30min. O maior volume de materiais recolhidos na água foram de alimentos e resíduos orgânicos. Também foram retiradas embalagens plásticas, madeira, cerâmica e tijolos, tecidos e pneus. O município que mais recolheu lixo foi Lajeado (1.044kg), seguido de Arroio do Meio (963kg), Estrela (805kg), Bom Retiro do Sul (452kg), Cruzeiro do Sul (225kg) e Venâncio (200kg).
No ano passado, pelo menos 750 voluntários recolheram 3,6 toneladas de lixo. Em 13 edições já realizadas, o Viva o Taquari Vivo recolheu e deu destinação correta a 43 toneladas de resíduos e contou com a participação de 6.550 voluntários.