Projeto iniciou no dia de 05 de outubro e segue até o dia 03 novembro, com cinco encontros e mais de 30 representantes de instituições sociais de todo o Brasil
Durante o mês de outubro, a ONG Parceiros Voluntários, com o apoio do escritório de advocacia TozziniFreire Advogados e da Acrópole – Câmara Privada de Mediação e Conciliação, organizou o Webinar Sensibilização em Mediação e Terceiro Setor, a fim de ampliar o conhecimento sobre o tema Mediação. Iniciada no dia 05 de outubro, jornada é composta por cinco encontros online para compartilhar saberes sobre a área. Nesta terça-feira (27/10), acontece o Webinar Mediação Escolar, que terá como palestrante Valéria Santos, membro da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS, e Izabel Cristina Peres Fagundes, Coordenadora, instrutora e supervisora dos Cursos de Mediação Judicial da Escola Superior da Magistratura AJURIS.
Segundo Daniel Santoro, presidente do Conselho de Administração da Parceiros Voluntários, essa iniciativa consolida o protagonismo da ONG na conexão de atores importantes da sociedade e na construção de uma rede que visa capacitar e preparar aqueles que atuam junto ao terceiro setor. “Estamos fundamentados sobre o pilar do #SóJuntos, nossa rede colaborativa que busca ampliar a consciência e a fraternidade por intermédio de ações conjuntas. Por isso, temos convicção de que essa ação vai ampliar a compreensão da relevância do tema e o quanto ele é fundamental nos processos de instituições sociais”, comenta.
Voltado para lideranças sociais, a participação incluiu processo seletivo via edital. Ao todo, mais de 85 pessoas, de mais de 30 municípios e 14 estados diferentes, se inscreveram. Foram selecionados 35 participantes em duas chamadas, que tiveram como critérios de escolha o fato de ser uma Organização da Sociedade Civil Sem Fins Lucrativos, Movimento ou Coletivo; a disponibilidade e comprometimento em participar integralmente do webinário, bem como de propagar os conteúdos para seus colaboradores; ter acesso à internet; e assinar termo de aceite de participação integral em todos os encontros e autorização de gravação e uso de imagem.
A primeira edição do projeto foi o Webinar Panorama Geral da Mediação e Terceiro Setor e Ferramentas da Mediação Consensual, que teve como palestrante Tania Almeida, sócia fundadora e Diretora Presidente do MEDIARE. Em sua fala, a especialista destacou o chamado Sistema de Múltiplas Portas, que foi descrito como alternativa diante das insuficiências das práticas da justiça até então realizadas nos Estados Unidos, as quais não atendiam satisfatoriamente às pessoas que buscavam um amparo judicial.
Segundo Tania, o sistema visa orientar os litigantes sobre os diferentes mecanismos de tratamento do conflito, sugerindo a “porta” mais pertinente para a demanda apresentada. “São consideradas ‘portas’, dentre outras, a mediação, a conciliação e a arbitragem como métodos adequados de resolução de conflitos. Esse sistema teve como intuito analisar qual o melhor método de solução daquele conflito, que não seja necessariamente o Judiciário, mas sem afastar a jurisdição tradicional”, explica.
Já a segunda edição, o Webinar Comunicação Não Violenta (CNV) e Terceiro Setor, contou com duas palestrantes: Julia Freitas, Especialista em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz com ênfase em Equilíbrio Emocional, e Angela Rorato, Especialista em Educação com formação em Estudos Sociais. Segundo Julia, o objetivo da Comunicação não-violenta é estabelecer uma conexão comigo mesmo e com o outro para que a compassividade possa fluir. Mais, até: desejar contribuir para o próprio bem-estar e para o bem-estar do outro. “O convite é usar a CNV para todas as situações, mesmo aquelas que causam ansiedade, que são mais desafiadoras. Mesmo quando o outro pensar totalmente diferente de mim, se eu estiver conectado com as minhas necessidades e com o que eu sinto, eu conseguirei me expressar, e vou conseguir me comunicar”, avalia Angela.
A terceira edição foi o Webinar Mediação Comunitária, que teve como palestrante Carla Zir Delgado, Sócia da Acrópole Câmara Privada de Mediação e Conciliação. Instrutora em Mediação Cível e Família pelo TJRS e Ajuris – Escola Superior de Magistratura. Segundo a profissional, o conflito coletivo tem múltiplas partes e restabelecer a comunicação é o principal propósito do mediador. “Em um caso complexo como uma reintegração de posse, com muitas famílias envolvidas mais o proprietário da terra, todas as ferramentas da mediação são utilizadas, não havendo uma ordem ou mesmo um manual pré-estabelecido a seguir. Depende do momento, da experiência do mediador, da resposta que vem dos mediandos”, analisa.
Além da edição que acontece nesta terça-feira, está marcado para o dia 03 de novembro o evento que conclui esse ciclo, o Webinar Mediação de questões institucionais, com Claudia Frankel Grosman, Diretora da Câmara de Mediação, CMed-ABPI, da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual e da Câmara de Mediação do Instituto de Engenharia.
Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, a Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão “viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas”. A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.
Contato com a imprensa: @azpressbrasil
Aline Zanchi: aline@azpress.com.br
Eduardo Dorneles: eduardo@azpress.com.br
Telefone: (11) 3508 – 1991 – (51) 98450 – 0707 – (51) 98141-2005 – (51) 98526-1035
Avenida Paulista, 2202, CJ 76 – São Paulo/SP